São Paulo, 15 de Dezembro de 2019

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Dia Mundial do Doador de Sangue

Escrita por: Maurício Godoi
17/12/2009 16:37

Dia de celebrar e agradecer a todos pelo seu altruísmo

No dia 14 de junho comemora-se do Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar e agradecer a todos os milhões de pessoas que comparecem aos bancos de sangue no mundo todo para ajudar a salvar vidas.

Com esse mesmo espírito a Biotec, seus funcionários, o Hospital e Maternidade São Camilo, e, principalmente, as pessoas que receberam sangue doado pelos membros do Clube Sangue Bom, só têm a dizer muito obrigado a todos que fizeram sua doação neste último ano.

O tema das comemorações este ano é “Sangue seguro para uma maternidade segura???. O objetivo é destacar a importância de doar sangue para transfusões nas fases perinatal e de maternidade. A entidade quer chamar a atenção às emergências obstétricas, principalmente em países com alta taxa de mortalidade materna na hora do parto. A OMS estima que países em desenvolvimento concentram 99% dos casos.

O número mais atual que o Brasil dispõe sobre a mortalidade materna é de 2000. De acordo com o Ministério da Saúde, naquele ano ocorreram 52,34 óbitos maternos para cada 100 mil nascidos vivos. De 2001 em diante há apenas estimativas desse número. A mais atual, de 2004, aponta 76,09 mortes a cada 100 mil partos. Isso não significa, contudo, que as condições da maternidade pioraram: na realidade, o ministério credita o aumento ao esforço dos estados em fornecer dados mais exatos.

Campanhas

A data, comemorada desde 2004, será marcada por eventos nos 183 países filiados à OMS. Entre as atividades, destaque para o lançamento de campanhas para encorajar as pessoas a se tornarem doadoras freqüentes, especialmente em comunidades, escolas e faculdades.

Para os profissionais que trabalham na área, campanhas desse alcance são muito importantes. É a opinião da médica hemoterapeuta Luciana Gobbo, do Hospital e Maternidade São Camilo unidade Pompéia. “Sempre temos necessidade de doadores porque sem o sangue e seus derivados, não poderíamos realizar cirurgias ou tratamentos???, explica.

A camapanha brasileira será veiculada em emissoras de rádio durante todo o mês de junho. Na mensagem os voluntários do sangue (entidade parceira do Clube SangueBom) parabeniza verdadeiros heróis: os doadores de sangue voluntários regulares que doam sangue para a manutenção da vida. E estimula. “Você pode fazer parte dessa corrente tão nobre. Seja um voluntário do sangue você também???.

“As pessoas esquecem que doar sangue também é um ato de caridade. Assim como nas campanhas de arrecadação de agasalhos no inverno, é necessário arrebanhar mais doadores???, diz a hemoterapeuta. E completa. “O sangue é um componente vital, não pode ser substituído, então quanto mais informadas as pessoas estiverem sobre a doação, mais estarão dispostas a ajudar???, acredita.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 16h.