São Paulo, 15 de Dezembro de 2019

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Bananas são amigas do corpo e da mente

Escrita por: Raquel Francese
27/06/2007 15:47

Estudo mostra que fruta auxilia no combate à depressão

Um estudo publicado este mês pelo Instituto de Pesquisa de Alimento e Nutrição das Filipinas (FNRI) revelou que comer duas ou três bananas por dia é um ótimo remédio contra a depressão. A fruta não substitui o tratamento tradicional, mas por ser rica em triptofano, substância que mantém estáveis os níveis de serotonina no cérebro, pode ser utilizada em casos leves da doença. Sorte dos brasileiros, já que a fruta é abundante o ano todo e baratíssima por aqui. O recomendado pelos pesquisadores seria incluir pelo menos duas bananas por dia na sua dieta. Parece muito?

Uma boa maneira de “disfarçar??? as bananas é fazendo vitaminas de frutas que, além de gostosas, são facilmente absorvidas pelo organismo. Você também pode optar por bananas-passas que, com exceção da vitamina C e alguns componentes do complexo B, mantêm todos os nutrientes da fruta fresca. E uma opção mais ousada, porém recomendada pela faculdade de Nutrição da Ufscar, é utilizar a pasta de banana verde* na cozinha. Funciona assim: as bananas, ainda verdes, são cozidas sem casca e passadas na peneira. A pasta resultante pode ser usada para receitas doces e salgadas e ainda leva a vantagem de ter menos açúcares do que a banana madura.

Além da recém-descoberta função antidepressiva, a banana apresenta outros benefícios para os consumidores regulares: rica em açúcares naturais, vitaminas e isenta de colesterol, ela é fonte de energia, afasta a insônia, fortalece os músculos e até regula os níveis de glicose no sangue. Veja o que diversos estudos feitos até hoje dizem sobre as propriedades curativas da fruta preferida de Carmen Miranda:

Anemia: rica em ferro, a fruta estimula a produção das hemoglobinas pelo sangue.

Alguns tipos de osteoporose: o potássio encontrado nas bananas combate a perda de massa óssea decorrente da alimentação inadequada.

Constipação: rica em fibras e pectina, a banana ajuda a normalizar as funções intestinais repidamente.

Pressão alta: há pouco tempo a Food and Drug Association dos Estados Unidos admitiu que a fruta reduz o risco de problemas de pressão sanguínea.

Irritação: as vitaminas do complexo B encontrados na fruta são famosas por funcionarem como calmantes naturais.

AVC: Pessoas com baixas taxas de potássio no corpo têm 50% mais chances de ter um AVC, popularmente conhecido como derrame. E adivinhe qual fruta é riquíssima em potássio?

*Veja onde encontrar receitas com pasta de banana verde: link

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 16h.