São Paulo, 22 de Setembro de 2019

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
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Enfrente o colesterol com alimentos

Escrita por: Maurício Godoi
08/08/2007 12:33

Saiba o que ingerir para reduzir a gordura no sangue

Hoje, 08 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol alto. Esse mal que é indolor e não provoca sintomas até alcançar um estágio avançado é um dos grandes culpados por infartos e acidentes vasculares cerebrais, os AVCs. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 20% dos brasileiros têm colesterol acima do normal.

Entre os motivos que influenciam o aumento da taxa de colesterol estão o estilo de vida da pessoa – e seus hábitos alimentares - e a uma alteração genética que impede o processamento das moléculas de gordura que vão para a corrente sangüínea. Esse último é o fator de maior incidência no Brasil, de acordo com a endocrinologista do Hospital e Maternidade São Camilo, Dra. Maria Rosária Cunha.

“A alimentação rica em gorduras saturadas, aquelas de origem animal, e carboidratos auxilia no aumento do colesterol ruim???, explica ela. “O tratamento está baseado em uma alimentação equilibrada combinada com exercícios físicos???, recomenda.

Densidade

Contudo, o corpo precisa de colesterol para sintetizar os hormônios como testosterona e progesterona e há dois tipos , o LDL e o HDL. A endocrinologista explica que a diferença entre os dois é o tamanho das moléculas. “A primeira é considerada ruim pois sua densidade menor propicia o acúmulo nas paredes das artérias, formando a placa aterosclerótica. Já a segunda, a HDL, posssui uma densidade maior o que reduz seu tamanho e, consequentemente reduzindo o risco de acúmulo.

A endocrinologista recomenda que a alimentação seja rica em ácidos graxos, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que possuem o Ômega 3. Por outro lado, ela restringe o consumo das conhecidas gorduras saturadas e trans, encontradas principalmente em produtos derivados do animal e industrializados, respectivamente.

Recentemente o Clube SangueBom abordou os alimentos funcionais, que fazem parte de uma alimentação saudável. Além disso, selecionamos uma lista de alimentos que podem auxiliar na batalha contra o colesterol:

-Aipo;

-Ameixa preta;

-Amora;

-Aveia;

-Azeite de oliva;

-Bagaço da laranja;

-Cenoura;

-Cereais integrais;

-Cevada;

-Couve-de-bruxelas;

-Couve-flor;

-Damasco;

-Ervilha;

-Farelo de aveia;

-Farelo de trigo;

-Feijão;

-Figo;

-Mamão;

-Mandioca;

-Pão integral;

-Pêssego;

-Quiabo;

-Vegetais de folhas;

Para saber mais sobre a funcionalidade dos alimentos leia também Bem-estar à mesa.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.