São Paulo, 17 de Junho de 2019

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Entrevista – presidente do CatolicaNet

Escrita por: Maurício Godoi
04/10/2007 06:13

Parceria com o Clube SangueBom vai ao encontro do objetivo do Instituto

O Clube SangueBom vem com muita alegria informar que fechou uma parceria com o CatolicaNet, um Instituto Missionário da Igreja Católica. A entidade possui o maior site católico em Língua Portuguesa do mundo, com aproximadamente 104 mil usuários cadastrados. Entrevistamos seu presidente, Sr. Belchior Antônio, que fala sobre a parceria e a importância de divulgar e estimular as pessoas a se tornarem doadores de sangue.

*O que é a CatolicaNet?*

O CatolicaNet é um Instituto Missionário da Igreja católica que tem no meio de comunicação internet o Portal CatolicaNet. Esse Portal existe há 11 anos e atualmente é o maior site católico em Língua Portuguesa do mundo.

*Quantas pessoas fazem parte da comunidade CatolicaNet?*

A CatolicaNet é composta por 23 membros e 147 correspondentes espalhados pelo mundo que enviam notícias da sua base. Essas notícias são enviadas por meio de nosso informativo diário a nossa base de usuários cadastrados que atualmente é de 104 mil pessoas.

*Como foi o primeiro contato para a parceria?*

O contato foi inciado através de uma amiga que apresentou o banco de sangue e solicitou ajuda de divulgação por meio de matéria no nosso Portal. Posteriormente recebemos o contato do Clube SangueBom. Esse período durou 5 meses.

*Por que o CatolicaNet decidiu adotar a parceria com o Clube SangueBom?*

Um dos carismas do Instituto é ajudar nas campanhas sociais. Doação de sangue tem esse caráter por ser um gesto que pode ajudar a salvar vidas. Como no Brasil existe uma defasagem muito grande quanto à doação de sangue, queremos ajudar no objetivo de conseguir se tornar um banco de sangue sustentável.

*Qual é a importância dessa parceria para o CatolicaNet?*

Essa parceria vem ao encontro do que é o nosso papel. Entendemos que juntos poderemos nos fortalecer. Assim, todos que necessitam desse verdadeiro bem humano que é o sangue, podem ter certeza de que estaremos preparados para ajudar.

*Como o senhor vê o trabalho feito pelo Clube SangueBom na busca por novos doadores de sangue?*

O trabalho mais importante é a conscientização e a desmistificação nos tabus relacionados à doação de sangue. Vejo que o Clube SangueBom tem esse objetivo. Em um País que precisa aumentar em aproximadamente 100% a quantidade de doadores de sangue para se enquadrar na recomendação da Organizaação Mundial da Saúde (OMS), como o ideal para manter os estoques dos bancos de sangue sempre abastecidos, esse trabalho é de fundamental importância.

*O senhor vê semelhanças entre os objetivos do CatolicaNet e do Clube SangueBom?*

Sim, e está bem claro. A semelhança é o resultado final para o qual sempre trabalhamos, a valorização da vida.

*O CatolicaNet possui outras parcerias com bancos de sangue ou essa é a primeira?*

Não temos outras parcerias, essa é a primeira.

*Como o CatolicaNet pode ajudar a mobilizar mais pessoas a se tornarem doadores de sangue?*

Nosso Portal possui mais 2,5 milhões de acessos por mês que geram 30 milhões de page views, com esses números somos o maior site católico em Língua Portuguesa do mundo. Em virtude de nosso conteúdo totalmente voltado ao bem e à paz, as pessoas que acessam o CatolicaNet possuem um perfil humanitário. Com isso, vejo que através da divulgação do projeto no Portal e nos locais onde realizamos trabalhos missionários, podemos estimular as pessoas a serem doadores de sangue.

*Quais ações e resultados o senhor espera ter como conseqüência da parceria?*

Esperamos com isso aumentar a concientização dos cidadâos em nível nacional a curto médio e longo prazo, quanto à importância de comparecer voluntariamente aos bancos de sangue, em qualquer cidade, em qualquer estado.

*Qual a importância que o senhor atribui à doação de sangue? Por que?*

Você percebe a importância desse gesto quando sabe que uma doação de sangue pode ajudar a salvar até 3 pessoas. São vidas que podem seguir seu caminho naturalmente, e isso, com apenas alguns minutos que a pessoa dispõe de seu dia para ir ao banco de sangue.

*O que o senhor diria a quem ainda tem dúvidas em doar sangue?*

Que procure conhecer com clareza o programa e a necessidade de se doar sangue. A qualquer momento pode ser um de nós, ou um de nossos familiares, que necessite de uma transfusão de sangue.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.