São Paulo, 23 de Maio de 2019

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Novidade na forma de coletar hemácias

Escrita por: Maurício Godoi
28/12/2007 08:44

Nova coleta favorece a manutenção de tipos de sangue raros nos estoques

A Biotec iniciou no mês de dezembro uma nova modalidade de coleta de sangue, é a de hemácias dupla. A novidade consiste em utilizar as máquinas de coleta de plaquetas por aférese para a retirada das hemácias. O volume coletado é de 400 e 430 ml por pessoa num período de 20 minutos. Com o novo método o banco de sangue do Hospital e Maternidade São Camilo poderá repor com mais facilidade seus estoque e ficar menos dependente da demanda por esse componente.

Os requisitos mínimos para se tornar um doador nesta modalidade são um pouco diferentes. Devem ser do sexo masculino, não terem usado medicamentos anti-hipertensivos como Captopril, Enalapril e Lisinopril nas 48 horas que antecendem a doação. Os testes de anemia devem ser maiores de 43% e 13 mg/dl, respectivamente. Outra diferença é o porte físico, peso deve ser acima de 71 kg e altura a partir de 1,60 m. O intervalo entre doações aumenta, passa a ser de 4 meses.

De acordo com a médica hematologista da Biotec dra. Vanessa Sieiro, para que uma mulher possa doar com segurança, ela deve ter peso corporal maior do que 83 kg e mais de 1,70. Além disso, os níveis de hemoglobina devem estar no nível apresentado acima. “Por ser mais difícil encontrar mulheres com níveis laboratoriais tão altos é que são os homens os mais comuns doadores nesta modalidade. Além disso, para o sexo feminino, o intervalo entre as doações aumenta, é de seis meses???, informa ela.

mesma máquina, menos tempo

Apesar de coletar o dobro de hemácias, a médica explica que esse método não retira mais sangue do doador. Na verdade, o volume líquido é menor do que o retirado em uma doação simples. Apenas os glóbulos vermelhos são coletados em maior proporção. Como esse componente do sangue contém ferro, há a necessidade de um maior intervalo para a reposição deste importante elemento no organismo.

Essa forma de coleta não é nova no Brasil, mas apenas alguns outros serviços de hemoterapia o realizam. As principais regiões em que é possível doar hemácias por aférese são no sul e sudeste do país, apenas.

Apesar da coleta ser nova o fato de ser feita nas máquinas de doação de plaquetas por aférese agilicou o processo de treinamento e especialiazação do pessoal. A orientação foi feita por profissionais da empresa que fornecedora do equipamento que são ligados à parea médica, que realizaram as primeiras coletas com a observação do pessoal da Biotec, que foram certificados antes de realizarem o procedimento sozinhos.

A nova forma de doação de hemácias assemelha-se à de plaquetas, a diferença porém é no tempo de coleta. Enquanto as plaquetas podem levar até duas horas e de hemácias dura apenas 20 minutos.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.