São Paulo, 22 de Outubro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Motivo para comemorar

Escrita por: Maurício Godoi
22/01/2008 08:42

Balanço de 2007 indica aumento de 22,5% no número de doações de sangue

Os internautas se acostumaram a acompanhar o depoimento das pessoas nas matérias que confirmavam o efeito positivo no trabalho do Clube em fidelizar doadores. Até esse momento a percepção era subjetiva. Era, pois a Biotec acaba de divulgar os números do balanço de doações em 2007. O resultado é animador, foram realizadas 6796 coletas, um aumento de 22,5% em comparação a 2006.

Entre os fatores que ajudaram na obtenção desse índice, está a participação efetiva dos doadores regulares e da parceria da Biotec com empresas. Foram diversas organizações e grupos que se mobilizaram e promoveram campanhas internas para conscientizar as pessoas próximas de que é necessário doar sangue.

Com isso, a média de pessoas que o Clube recebeu todos os dias no ano passado subiu de 15,1 em 2006 para 18,6. O mês em que houve maior movimento de doadores foi agosto, quando os postos de Santana e Pompéia realizaram, juntos, 872 coletas. O contraponto desse ano aconteceu – não coincidentemente – em janeiro, mês em que historicamente há um queda acentuada de doações em razão das férias e festas de natal e ano novo. Leia mais em URGENTE: Clube precisa de sua ajuda.

Frederico Dutra, administrador da Biotec, ressalta que esses números refletem a influência do trabalho que o Clube SangueBom desenvolve. “Sem dúvida, esse aumento de doações aconteceu em virtude das ações de relacionamento que estamos promovendo???, comemora ele. “Mesmo com o maior volume de coletas conseguimos manter o tempo de atendimento, e isso se deu em razão das melhorias implementadas no processo de atendimento e na equipe de enfermagem???, afirma.

Aprovação e planos

Para Dutra, esses fatores foram fundamentais para que os doadores aprovassem o atendimento recebido nos postos e voltassem outras vezes. A pesquisa que mede a satisfação da pessoa no serviço de coleta de sangue registra 70% das respostas como “acima das expectativas???, outros 30% de “dentro das expectativas??? e nehuma assinalada “abaixo das expectativas???.

Outro destaque de 2007 foi a alcance da meta estabelecida pela Biotec para as coletas externas. Conforme publicado no início do ano passado em Biotec faz aniversário. o objetivo era obter apenas 10% das bolsas de hemocomponentes externamente, o índice alcançado foi de 9,80%. Foram pouco mais de 650 coletas fora dos bancos de sangue, mais da metade, no trote solidário de fevereiro com alunos – calouros e veteranos – da Faculdade São Camilo.

Assim como ocorrido no ano passado, a meta que a Biotec se coloca para este ano é de atender a 40 candidatos a doador por dia. Para isso, Dutra afirma que, assim como o trabalho realizado junto a empresas em 2007 terá continuidade. Além disso, o trabalho de relacionamento continuará a ser o carro-chefe do Clube, ao estimular o encontro entre os doadores para que eles se conheçam e que a própria Biotec saiba quem são eles.

“Desejamos no ano que vem anunciar um resultado melhor ainda e informar que as necessidades que os hospitais atendidos por nós tenham sido supridas integralmente???, planeja Frederico. Para que essa notícia aconteça, ele conta que a ajuda dos amigos que o Clube conquistou e vai conquistar durante todo o ano é condição primordial para a comemoração do início de 2009.


Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.