São Paulo, 17 de Agosto de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Antes da festa, doe sangue

Escrita por: Maurício Godoi
24/01/2008 08:35

Estoque precisa de reforço para um eventual aumento do número de transfusões

Finalmente é Carnaval, época de alegria, festa e de doação de sangue. A apenas oito dias do início da festa mais popular do Brasil, o Clube SangueBom faz as contas e vem aos seus associados convocá-los para que antes de comemorarem a data, compareçam aos postos de coleta para ajudar no reforço de seus estoques.

Atualmente a maior necessidade dessa reposição é dos tipos A positivo, A negativo e O negativo. Receber doadores dessa tipagem sangüínea ajudará a Biotec a suprir a necessidade dos hospitais atendidos. Apesar destes apresentarem o menor número de bolsas, todos os outros serão bem recebidos.

Essa não é uma preocupação apenas da Biotec, mas de todos os hospitais. Como já é conhecido dos amigos do Clube, em todas as ocasiões em que há um feriado prolongado, a quantidade de doações cai em aproximadamente 30% e associado a este número há um incremento na quantidade de transfusões em decorrência do aumento de acidentes e de feridos, somados às necessidades naturais já existentes.

Esclarecimentos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) a baixa adesão das pessoas como doadores regulares de sangue se dá pela existetência de mitos e tabus vindos de crendices populares. Afirmações como 'a doação engrossa o sangue, entupindo assim as veias', ou ao contrário, 'a doação faz o sangue "afinar", "virar água", provocando anemia', como tantas outras não passam de mentiras que apenas afastam possíveis doadores.

Para esclarecer as dúvidas de qualquer pessoa interessada em doar sangue, mas que ainda tem algum receio, o Clube SangueBom tem uma seção que dá todas as respostas. É a seção 'doe sangue' localizada na barra vermelha superior. Lá você encontra informações completas como Tudo Sobre Doação ou Tudo Sobre Sangue. Há ainda Mitos e Fatos e, se ainda houver alguma questão, Dúvidas Freqüentes.

Agora que já sabe, compareça ao banco de sangue e incentive pessoas próximas a ajudarem a salvar até três vidas com alguns minutos dedicados à doação de sangue. E, nunca é demais lembrar os requisitos básicos para se candidatar a doação:

- Estar em boas condições de saúde e descanso;

- Ter entre 18 e 65 anos;

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos;

- Apresentar documento oficial de identidade com foto.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.