São Paulo, 24 de Novembro de 2017

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Cientistas identificam proteínas da saliva

Escrita por: Maurício Godoi
28/03/2008 08:49

Descoberta pode eliminar exames de sangue para diagnosticar certas doenças

Nesta semana uma notícia animou aquelas pessoas que morrem de medo da agulha. Três grupos de cientistas norte-americanos estudaram e conseguiram identificar cerca de 1160 proteínas da saliva. Entre elas, algumas que estão presentes no sangue. Essa descoberta pode eliminar a necessidade de retirada de sangue para a realização de diversos exames para o diagnóstico de determinadas doenças.

Entre as maiores possibilidades estão o câncer de mama, colorretal e do pâncreas, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Todos esses males apresentam proteínas que podem ser encontradas tanto no sangue – como é feito o exame atualmente – quanto na saliva. Por essa razão a descoberta pode, segundo os cientistas, gerar um novo instrumento para a detecção.

A pesquisa foi publicada na revista conetífica Journal of Proteome Research. Um dos grupos que participou dos trabalhos é o Centro de Biologia Oral da Universidade de Rochester. Segundo o diretor do instituto, James Melvin, cerca de um terço das proteínas encontradas no sangue estão presentes na saliva o que pode levar à realização de exames mais simples.

Outra descoberta se refere a uma nova função das proteínas no organismo. A maioria delas integra o sistema central de alerta do corpo às doenças, o que representa um bom instrumento de diagnóstico.

*Exame aprovado*

A saliva já é estudada para outros diagnósticos nos Estados Unidos. Tanto que já existe um exame para a detecção de anticorpos do vírus HIV-1 e 2 no mercado. Esse exame, conhecido como OraQuick, em breve devbe chegar ao Brasil, pois foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em fevereiro deste ano.

O exame, cujo resultado apresenta confiabilidade de 99%, usa a saliva e sai em 20 minutos. Assim como já acontece país da América do Norte, o teste não estará à venda nas farmácias como os que detectam gravidez. Será usado apenas em centros de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios. Com a aprovação do órgão governamental, o Ministério da Saúde disse ainda irá avaliar a inclusão - ou não - do teste no serviço público.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.