São Paulo, 21 de Setembro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Presbiopia é a 'vista cansada'

Escrita por: Maurício Godoi
04/04/2008 14:04

Após os 40 anos a recomendação é de fazer os exames anualmente

A visão é, dos cinco sentidos que temos, o mais importante para envelhecermos com saúde. É a partir dos 40 anos que todo o processo de cuidado com os olhos começa. Nessa fase da vida é que a visão dá os primeiros sinais de mudança, é a famosa – e popular – 'vista fraca' ou 'vista cansada'. Em termos médicos, a presbiopia.

É causada pela alteração no cristalino e no músculo ciliar que impede a pessoa de enxergar de perto. Apesar dessa redução na capacidade ocular ser natural, afeta diretamente a qualidade de vida de quem apresenta essa deficiência. Um exemplo da dificuldade que causa é na hora da leitura. Uma ação simples como essa se torna cansativa, pois é necessário que o alvo da visão seja afastado.

Por essa razão, os oftalmologistas indicam que é necessária a realização de exames oftalmológicos com regularidade, geralmente, uma vez por ano. E quando detectada, pode ser corrigida com o uso de lentes. O diagnóstico é feito de forma simples e rápida, durante uma consulta rotineira no oftalmologista.

*idoso e a visão*

O cuidado com a visão pode ajudar a prevenir um problema sério, que pode ser agravado com a osteoporose, quedas na velhice. Esses pequenos acidentes domésticos podem gerar graves conseqüências aos idosos que apresentam a doença nos ossos. Ao não enxergar bem, podem estar sujeitos a tropeços, quedas e batidas em superfícies rígidas, o que pode causar fraturas. Essa dificuldade do idoso deve-se à alteração da percepção de profundidade.

Outras dicas importantes para os idosos é que não procurem praticar atividades que requerem esforço e apresentem algum risco. Não enxergar bem em uma situação em que seja necessário o uso de força pode levar a graves conseqüências para o resto da vida. Uma medida importante é de iluminar bem os ambientes em que a pessoa vive e evitar as barreiras, ou seja, objetos e móveis que possam atrapalhar a livre circulação pela residência. Assim, é possível evitar que um problema dessa natureza possa ocorrer com aqueles velhinhos simpáticos e fofos que são nossos avós.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.