São Paulo, 24 de Novembro de 2017

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Primeira dentição: Participação dos pais é fundamental

Escrita por: Regiane Sanchez
21/05/2008 14:23

Cuidados com os dentes de leite previnem problemas bucais

Um sinal de que as crianças estão se desenvolvendo é aquela época em que começa a trocar a dentição, mais conhecidos como dente-de-leite. Muitos não sabem, mas a função deles é de atuar como um 'guia' para o permanente nascer corretamente. Por esse motivo, é importante que a criança cuide corretamente de sua saúde bucal.

Os pais tem papel ativo nessa função. Motivar e ensinar a criança a ter bons hábitos de higiene são as principais ações que devem passar. Para isso, devem ajudá-los a escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e mostrar a maneira correta de usar o fio dental, mesmo na primeira dentição.

Especialistas afirmam que as crianças devem freqüentar consultórios de dentistas a partir dos dois anos de idade. Dessa forma, o profissional tem a oportunidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das duas dentições da pessoa. Não dar atenção à primeira pode resultar em futuros problemas bucais.

Período de transição

De acordo com a especialista em Odontopediatria, Caroline Jorge Zarvos, um dente que cai antes da hora pode comprometer o que virá em seguida. Ele pode nascer compactado, isto é, preso ao osso, e assim, dificultar o seu desenvolvimento, que ocorre até, aproximadamente, os 11 anos de vida. Essa fase, em que estão presentes na boca tanto dentes de leite como dentes permanentes, é chamada de dentição mista.

Em média, é aos 12 anos de idade que os últimos dentes de leite caem. Começa então o nascimento do segundo molar permanente. Aos 18 anos, chega o último estágio das mudanças na arcada dentária humana, surgem os chamados dentes do siso ou dentes do juízo, que levam esse nome justamente por nascerem em uma época da vida em que as responsabilidades começam a aumentar, como o início da vida profissional – ou a escolha de uma carreira – e em muitos casos, a criação de uma nova vida.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.