São Paulo, 11 de Dezembro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Cuidando de um recém-nascido

Escrita por: Regiane Sanchez
05/06/2008 14:16

Dicas de como preparar o ambiente para receber o bebê

Toda a família que recebe uma nova vida em seu meio vive momentos de emoção. O primeiro choro, o banho, a troca de fraldas, enfim, qualquer ocasião desperta alegria. Porém, neste momento é importante prestar atenção às reações do recém-nascido, pois ele está adaptando-se à nova realidade.

As patologias que acometem os bebês nos primeiros meses de vida são inúmeras, desde resfriados até problemas mais graves, como a bronquiolite. Em caso de febre prolongada, prostração, diminuição da aceitação alimentar, cansaço às mamadas, falta de ar, gemência e mudança de cor da pele (palidez ou cor arroxeada), o médico deve ser procurado imediatamente.

A pediatra Renata Waksman explica que no outono e inverno a situação tende a piorar, pois como não chove muito, o ar fica carregado e as alterações da temperatura favorecem a propagação de agentes infecciosos.

O recém-nascido têm as vias respiratórias estreitas e mais sensíveis. Os vírus presentes nos ambientes são os causadores de doenças respiratórias, como resfriados, gripes e asma. Você pode pensar: mas existe a vacina contra a gripe. Sim, existe, mas só pode ser aplicada em crianças a partir de 6 meses de idade.

Para ajudar aos leitores do Clube SangueBom separamos algumas dicas para ajudar nos cuidados com o novo integrante da casa:

- Lavar as mãos antes de entrar em contato direto com o bebê;

- Manter a casa bem ventilada e limpa;

- Evitar o contato com gente resfriada com o bebê;

- Evite excessos de visitas, logo que o bebê chegar em casa, pois a probabilidade de contaminação é grande;

- Para passear prefira lugares abertos. Evite shopping center, lugares fechados, muita gente, ar condicionado e barulho, pois não são bons para os primeiros meses de vida do bebê.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.