São Paulo, 21 de Setembro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Ajude os idosos!

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
26/08/2008 16:37

Um dia todos nós vamos envelhecer

Ajudar os mais velhos é uma obrigação. Mas ela deve ser prazerosa!
Um dia todos nós vamos envelhecer e querer usufruir de cuidado, carinho e atenção. Nada melhor que contribuir com quem precisa, hoje.
Por isso, algumas dicas foram preparadas para alertar pequenos detalhes que fazem muita diferença na vida de um idoso:
- Escute o idoso. Uma atitude muito importante que muitas pessoas infelizmente vem deixando para trás. Ele precisa e merece ser ouvido, afinal, além de experiência, ele também tem sentimentos, vontades, emoções..
- Preste atenção no caminho deles. Faça uma vistoria de manutenção!
- Troque lâmpadas se necessário, verifique as maçanetas das portas, se estão fáceis de abrir; se as torneiras funcionam direito, se o caminho está bem iluminado, se o piso está seguro ou não (coloque adesivos antiderrapantes, por exemplo) proteja quinas de móveis e principalmente, certifique-se que o banheiro está seguro para uso.

- Agende as consultas médicas e controle os remédios. Muitas vezes, as pessoas mais velhas acabam se esquecendo do dia da consulta, cabe a você lembrá-los na véspera. Procure saber onde os documentos médicos são guardados, em casos de emergência isso será primordial. Fique atento se os remédios estão sendo tomados corretamente e se os efeitos colaterais não são abusivos.

- Ajude-os nas atividades. Muitos idosos têm vergonha de pedir ajuda nas atividades diárias, pois não querem incomodar. Por isso, não custa nada se oferecer para ajudá-los nisso. Verifique se a geladeira ou a dispensa estão vazias, se o idoso tem dificuldade de andar na rua, enxergar, se a casa está desarrumada, se os dentes estão sendo bem cuidados e se ocorreu um emagrecimento inexplicado. São sinais de ajuda.

- Compartilhe. Para manter o humor e a mente ativa dos idosos é essencial compartilhar vivências. Seja para comentar alguma notícia do jornal, levá-los passear em algum lugar diferente, ouvir histórias da vida deles, enfim, o importante é distraí-lo e sempre perguntar o que ele gostaria de fazer.

- Ligue no mínimo uma vez por semana. Mostre que eles são queridos, o isolamento e a solidão provocam depressão. Que tal fazer uma surpresa de vez em quando? Uma visita, uma carta, um presente..

- Motive-os a se exercitarem, sempre conforme as limitações do organismo. Exercícios fortalecem o corpo, melhoram a capacidade mental e física do idoso, além de estimular o convívio social.

- Se o idoso mora em um asilo, é necessário averiguar a competência dos funcionários, visitar e entrevistar os administradores do local, os pacientes, levantar informações antes da escolha do local ideal. Não bastam recomendações.

Siga essas dicas e seja feliz hoje e no futuro!

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.