São Paulo, 21 de Março de 2019

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Poluição x Oxigênio

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
22/04/2009 16:03

A poluição afeta a prática de exercícios físicos.

Muitas pessoas preferem praticar atividades físicas ao ar livre, principalmente nos finais de semana, quando geralmente tem mais tempo para caminhar e correr nos calçadões das praias, nas ruas e avenidas da cidade, andar de bicicleta nas trilhas do interior, jogar tênis com os amigos num clube, praticar ginástica nas praças e assim por diante.

Exercícios de um modo geral são sempre prazerosos, mas os riscos causados pela poluição podem ser muito prejudiciais tanto em ambientes abertos como fechados.

Nos fechados, a vantagem é poder controlar a temperatura e, com isto, facilitar a distribuição de calor produzido pelo corpo. Por outro lado, sistemas de ar-condicionado podem reduzir a umidade do ar e, no caso de academias localizadas em vias de grande tráfego, há inclusive o risco de ter o ar interno ainda mais poluído que o externo.

Nos ambientes abertos, durante o treino o corpo precisa de mais oxigênio e, para isso, inspiramos maior volume de ar em busca desse oxigênio adicional.
Dessa forma também aumentam a quantidade de poluentes inalados e seus efeitos maléficos.

Há aumento nos índices de poluição nos horários de pico, que chegam a ficar de 4 a 5 vezes maiores. O ozônio aumenta nos horários de maior presença da luz solar, entre 10h e 16h. Portanto, os melhores horários para a prática de exercícios ao ar livre são antes das 7h e após as 20h, momentos com menores tráfegos de veículos e radiação solar.

Portadores de doenças crônicas e doenças de origem metabólicas sofrem mais, então devem evitar os dias de altas temperaturas e a proximidade de até 200 metros de vias mais movimentadas. A poluição, além de provocar crises, diminui a performance do atleta.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.