São Paulo, 22 de Outubro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Xô Caxumba!

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
31/07/2009 14:53

Informações básicas sobre a doença

Apesar de ser bastante conhecida, nem todo mundo fica atento com as caracteristicas da caxumba, uma doença importante que merece atenção de adultos e crianças. Vamos relembrar!

A caxumba é uma doença altamente infecciosa, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida. O causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

A caxumba é transmitida através da saliva e traz como principais sintomas ao doente febre, aumento do volume de saliva na boca e dor de cabeça. Em homens adultos, pode ocorrer inflamação nos testículos e, em mulheres acima de 15 anos, inflamação nos ovários. É relativamente comum também o comprometimento do sistema nervoso central, conhecido por meningite asséptica, e pancreatite.

Não existe tratamento específico para a caxumba. É indicado repouso, uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. Compressa quente e medicamentos analgésicos podem aliviar a dor também.

A prevenção é feita por meio da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), que preferencialmente é dada ainda quando criança, aos 15 meses de vida.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.