São Paulo, 23 de Agosto de 2017

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Neura ou verdade?

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
14/08/2009 18:11

Confira as dicas sobre menstruação

A menstruação ainda é uma fase que desperta muitas dúvidas entre as mulheres. Dificuldades em relação ao sexo, questões sobre higiene e até os cuidados com a prevenção da gravidez são alguns dos temas que rondam a cabeça das adolescentes em geral.

O que, na verdade, sabemos é que existem muitos mitos sobre esses assuntos, então, através das dicas abaixo, saiba o que realmente vale a pena levar a sério ou não!

A sensibilidade do corpo aumenta.
Verdade. Nosso corpo sofre alteração durante o período menstrual, por isso a sensibilidade aumenta, o organismo apresenta níveis maiores de neurotransmissores, substâncias que interferem no estado psíquico e geram estados de euforia, ansiedade e até depressão.

O sangue da menstruação é sujo.
Mentira. O sangue da menstruação nada mais é do que o sangue normal do nosso corpo somado a restos do endométrio, que se descama nesta fase. Não tem nada de tóxico ou sujo nisso.

Menstruada, a mulher não engravida.
Mentira. A ovulação pode ocorrer a qualquer momento, inclusive durante a menstruação, particularmente em momentos de grande estresse ou emoção.

Os sabonetes íntimos são aconselháveis neste período.
Mentira. É preciso ficar atenta ao sabonete íntimo, principalmente durante a menstruação. Algumas fórmulas comprometem a flora vaginal, devido à ação dos agentes bactericidas, e favorecem o surgimento de problemas como a candidíase.

A imunidade do corpo diminui nesta fase.
Depende. Isso varia diante do organismo de cada mulher. Mas, se ficamos muito sensíveis e estressadas, o sistema imunológico pode ficar mais fragilizado.

Andar descalça piora as cólicas menstruais.
Depende. Não é andar descalça que causa essa reação, mas sim, a friagem. Ela age no organismo causando a constrição dos vasos sanguíneos e, com isso, as dores aumentam na região da barriga.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.