São Paulo, 17 de Junho de 2019

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Tetraplegia

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
27/11/2009 18:17

A vida em uma nova perspectiva

A deficiência física é uma realidade que atinge cerca de 0,2% da população, segundo dados da OMS, Organização mundial de Saúde. Baseado nesses números, estima-se que cerca 517.500 pessoas tem algum tipo de deficiência física no Brasil. Entre todos os tipos de deficiências conhecidas, uma que desperta interesse da população é a tetraplegia, que acontece quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, junto com a musculatura do tronco.

A dificuldade de autosuficiência é uma característica que prejudica muito a vida do tetraplégico, já que eles têm a necessidade de assistência contínua, para mobilidade e também para outras ações básicas para sobrevivência como comer ou pratica a higiene pessoas. São ainda necessidades comuns a tetraplégicos o uso de cadeiras de rodas especiais que se podem comandar com o queixo, aparelhos verticais electro-hidráulicos para assegurar a posição ereta e respiração assistida.

A realidade brasileira é de uma infinidade de leis que se ocupam em regular os diversos âmbitos da vida em sociedade. Porém o que se observa é que muitas dessas leis são ignoradas. Nesse contexto, a cidade, por não respeitar as limitações, se torna um problema na vida daqueles que tem algum tipo de deficiência física. É de fundamental importância a implementação de um planejamento urbano que propicie a independência de pessoas com necessidade físicas peculiares. Proporcionar mobilidade a essas pessoas e oferecer-lhes também uma vida o mais próxima possível do normal.

Muitas pessoas que são portadoras de tetraparalisia acreditam que é uma nova oportunidade. Um meio de ver a vida sob uma nova perspectiva, é uma chance de ver as coisas de outro ângulo, de aprender algo novo. E assim não se entregam as dificuldades que terão que enfrentar.

As lesões da medula espinal, uma das causas da tetraplegia que pode ser evitada das seguintes formas:
- Aperte o cinto de segurança no carro e use o capacete na moto;
- Use um equipamento protetor quando se praticam desportos violentos;
- Não cometa imprudências quando mergulhar. Verifique que a água seja bastante profunda.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.