São Paulo, 28 de Maio de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Musicoterapia

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
09/12/2009 14:44

Auxílio na busca de qualidade de vida

O diagnóstico de uma doença é sempre mal recebido na família, não são confortáveis situações que trazem dor ou desconforto àquele a quem se ama. Mediante a essa circunstância, é comum recorrer a vários tipos de tratamentos existentes para amenizar o sofrimento.

Um recurso que tem sido utilizado para pessoas como dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, e idosos é a musicoterapia que consiste em utilizar a música e seus elementos (ritmo, melodia e harmonia) para atender as necessidades especiais desses perfis de pacientes.

As sessões são realizadas por profissionais musicoterapeutas que têm como função auxiliar os pacientes na buscar de qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. Em geral, os pacientes participam ativamente na musicoterapia, tocam instrumentos, cantam, dançam, entre outras atividades. Para pessoas com grande dificuldade motora as sessões são receptivas, ou seja, a terapeuta toca música para o paciente.

A musicoterapia conquistou espaço em hospitais públicos e privados, escolas regulares e de ensino especial, creches, consultórios, clínicas particulares, núcleos de atendimento psicossocial, clínicas de repouso e outros. A disseminação desse recurso está diretamente ligada à forte presença da música na humanidade. Os seres humanos são essencialmente musicais e isso influência e sensibiliza.

A música está em todos os sons internos do corpo humano, como batimentos cardíacos e respiração, está também na voz, grito, sorriso ou no choro e esses sons que expressam os sentimentos do homem como a alegria e tristeza, são a essência da Musicoterapia.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.