São Paulo, 22 de Outubro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Hora do banho!

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
10/11/2010 16:11

Saudável, gostoso, benéfico e divertido: o banho faz bem.

Na medida em que o ser humano foi percebendo seus prazeres, o uso do banho foi cada vez mais difundido. Na antiguidade, eram comuns até as casas de banho, estabelecimentos especializados em fazer do banho praticamente um evento social.

No oriente o banho é não só um ato de higiene, como também um momento que pode ser usado para convívio. “Esquecido” por algum tempo, no ocidente o banho voltou a ser parte da rotina de higiene há um tempo relativamente recente: o costume foi “reintroduzido” na Europa por volta do século XIX – embora os indígenas brasileiros, por exemplo, sempre o tenham tido por hábito.

Hoje ele parece ser uma atividade banal do dia-a-dia, mas é muito importante para a saúde das pessoas. Além de eliminar o suor do corpo e o indesejado mau odor, o banho proporciona uma série de outros benefícios para os quais as pessoas nem sempre dão muita atenção.

Temperatura: um fator importante.

Uma parte desses benefícios está relacionada com a temperatura da água que é usada. As temperaturas mais baixas (com “água fria”; abaixo da temperatura do corpo humano, que é de 36,5ºC) ajuda a estimular o metabolismo e tonifica a pele, por exemplo. Já o banho “morno” (com a água em temperatura semelhante à do corpo) alivia a fadiga e contribui no estímulo da eliminação de toxinas. O banho quente (por volta dos 38 ou 40ºC) pode aliviar dores musculares e também é muito relaxante.

Como o banho quente ou morno ajudam a relaxar, podem ser bastante úteis antes de se ir para a cama – auxiliando em um adormecer mais rápido ou em uma noite de sono mais calma, podendo até ajudar a quem tem insônia.

Mas atenção: banhos frios não são indicados para pessoas com problemas cardíacos ou circulatórios. Mesmo para pessoas plenamente saudáveis os banhos frios ou quentes não devem ser longos: dois minutos já é um tempo considerável nessas condições.

Alguns cuidados indispensáveis.

Quando se fala em banho também é necessário ter em mente os riscos. São, por exemplo, perigosos os acidentes de queda no banheiro, em especial (mas não só) com idosos. O uso de apoios firmemente afixados nas paredes ou o uso de cadeiras especiais sob o chuveiro, bem como a instalação de pisos antiderrapantes, são medidas que ajudam a evitar quedas. No caso das crianças pequenas também é necessário tomar cuidado com o risco de afogamento em banheiras ou outros recipientes, devendo o adulto estar junto e bastante atento.

Outro cuidado é com o chuveiro elétrico: ele deve estar aterrado corretamente e jamais deve ser tocado quando estiver em funcionamento (há risco de choque elétrico). Modelos com sistema “DR” (Diferencial Residual) ajudam a evitar choques, mas requerem instalação adequada na rede elétrica da residência. Modelos com “resistência blindada” também são uma opção em termos de segurança. No caso de uso de aquecedor a gás é necessário fazer a instalação de forma segura, evitando acidentes (que podem até ser fatais) com vazamento de gás, tanto por explosão ou incêndio quanto por envenenamento (o gás é muito perigoso se inalado).

No mais, um bom banho é sempre muito gostoso, em especial em um país de clima quente como o Brasil. Delicie-se!

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.