São Paulo, 24 de Novembro de 2017

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Janela imunológica.

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
07/01/2011 16:37

Uma informação que todo doador deve saber.

O ato de fazer uma doação de sangue é uma atitude generosa e de grande valor. E também um ato de responsabilidade, que envolve vários cuidados tanto para quem doa como para quem recebe.

Um dos fatores mais importantes para a proteção dos pacientes que receberão o sangue doado são os exames feitos em laboratório, que detectam doenças infecciosas como AIDS, Hepatite B e C, Sífilis e Chagas, que podem ser transmitidas por transfusão de sangue.

A janela imunológica

Mas há um risco: quando a pessoa que faz a doação foi infectada por alguma doença há pouco tempo.

Esse período entre a contaminação e o momento em que o agente infeccioso pode ser detectado nos exames é a janela imunológica. Assim, a pessoa pode ou não estar doente, mas não é possível saber apenas pelo exame laboratorial do sangue.

Essa situação é um risco para o paciente que receberá o sangue daquele doador, pois ele também pode ficar doente.

Um jeito simples de proteger os pacientes

Como evitar esse risco da janela imunológica? Através da triagem clínica, ou seja, uma série de perguntas feitas pelo profissional de saúde no momento em que a pessoa comparece para fazer uma doação.

Essas perguntas identificam se o doador passou recentemente por alguma situação em que possa ter sido exposto à contaminação por doenças como Hepatite e AIDS, por exemplo. As respostas a essas e outras perguntas são totalmente confidenciais e tratadas com o máximo sigilo.

Entretanto, para que a triagem clínica seja o mais eficaz possível, a pessoa que pretende doar sangue tem que ser extremamente sincera em suas respostas, sem omitir informações e dizendo exatamente a verdade.

Com isso, os riscos da janela imunológica diminuem bastante e o paciente pode receber o sangue do doador com mais segurança.

Se você é ou quer ser doador de sangue, agora já sabe o que é janela imunológica.

Ajude: compareça sempre para fazer sua doação. E, na triagem, responda com precisão e sinceridade as perguntas. Isso é tão importante quanto a doação.

A vida agradece!

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.