São Paulo, 28 de Maio de 2018

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Os segredos dos vegetais

Escrita por: Renata Perre
01/02/2007 10:31

Descubra porque eles são considerados um santo remédio

"Coma frutas e vegetais". Quem nunca escutou este sábio conselho que atire a primeira folha. Muitos estudos têm sido elaborados para descobrir as reais propriedades dos vegetais e determinar se, de fato, eles serão os remédios do futuro, utilizados na prevenção de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares.

De acordo com uma pesquisa americana da Wake Forest School of Medicine, a ingestão de vegetais pode prevenir o endurecimento das artérias. A estudo foi conduzido em camundongos criados especialmente para desenvolver arteriosclerose - formação de placas de gordura nas artérias que bloqueiam a passagem de sangue e provocam ataques do coração e derrames.

As cobaias alimentadas com uma mistura de vegetais, incluindo brócolis, feijão verde, milho, ervilhas e cenouras, alcançaram uma redução média de 38% nos depósitos de gordura das artérias. Observou-se também uma redução no colesterol total e no peso corporal dos camundongos. As análises ainda não comprovam que o efeitos será o mesmo em humanos, mas forncem um bom indicativo do papel dos vegetais na proteção contra doenças do coração.

Confira os principais benefícios dos vegetais:


  • São leves e de fácil digestão: auxiliam na saciedade, fornecendo poucas calorias.

  • Fornecem água, nutriente indispensável para o organismo.

  • Por serem ricos em fibras, auxiliam no bom funcionamento do intestino. E por falar em fibras, elas também protegem o organismo contra doenças como, por exemplo, na diminuição da taxa de colesterol total, já que auxiliam na redução do temido "colesterol ruim".

  • Contêm minerais e vitaminas (estas podem estar presentes sob a forma de pigmentos, sendo precursores de vitaminas), responsáveis por propriedades importantes no combate das mais diversas doenças.

  • Comer mais do que as recomendadas cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em até 26%, segundo um estudo da Universidade de Londres publicado pela revista médica Lancet.

  • Os vegetais contém substâncias, como fitossubstâncias e antioxidantes, capazes de impedir a ação dos radicais livres presentes no organismo, já que estes, em excesso, danificam as células saudáveis e, dessa forma, aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

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