São Paulo, 24 de Novembro de 2017

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Compressas quentes – para combater dores.

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
21/07/2011 15:49

Uso do calor pode ajudar a relaxar e a aliviar dores musculares e cólicas.

Os pés estão inchados e doem; aquela cólica está incomodando ou a articulação reclama? Se você sente dor a primeira coisa a fazer é detectar por que a dor existe. Dor é sinal de que algo não vai bem no organismo. Mas se a situação já está diagnostica até o próprio médico pode, às vezes, recomendar o uso de compressas quentes.

Elas funcionam por estimular a circulação no local afetado, contribuindo no tratamento de doenças inflamatórias. Mas devem ser utilizadas apenas quando o inchaço no local tiver desaparecido – salvo orientação de seu médico. Normalmente o inchaço desaparece em até duas semanas. Caso compressas quentes sejam utilizadas antes do período adequado elas podem ter o efeito contrário – isto é, podem até contribuir com a inflamação do local. Então, tenha cuidado.

Elas também são muito boas para aliviar dores de articulações e cólicas menstruais (pode-se aplicar a compressa na região, promovendo assim relaxamento e estimulando a circulação sanguínea) e aliviando sintomas de contratura muscular – situações em que o músculo não volta ao seu estado de relaxamento, permanecendo contraído. A contratura é comum em quem trabalha em escritórios ou fica muito tempo em uma mesma posição ou sob stress.

Isso tudo porque as compressas quentes, além de estimular a circulação local, como mencionado, também são muito relaxantes. Elas podem ser feitas por meio de toalhas– bastando imergi-las em água quente, torcer para tirar o excesso d’água e aplicar no local, refazendo o processo na medida em que a toalha esfria. Mas pode-se, para um efeito relaxante, também usar o calor na forma de um escalda-pés ou, ainda, utilizar-se das terapias e massagens com pedras quentes, entre outras formas de aplicação do calor – como um simples banho quente, que é também altamente relaxante.

Em todos os casos, porém, é importante tomar cuidado para se evitar queimaduras e evitar o exagero – e, como mencionado, tratar a causa da dor com a orientação de um médico.

Veja no site também a matéria sobre o uso de compressas frias (indicadas para outras situações).

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.