São Paulo, 18 de Outubro de 2017

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

O saudável sabor da cenoura.

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
18/08/2011 14:12

Legume é saboroso, gostoso, prático e versátil.

O Pernalonga saboreia as suas desde que foi criado em 1940, por Charles Cruck Jones (que desenvolveu o desenho) e Tex Avery (que lhe deu sua impagável personalidade). Estamos falando da cenoura, esse legume cilíndrico, alaranjado, com o tamanho e formato adequados para ser saboreado cru (o que é uma delícia) mas que também se presta a ser cozido, ralado, moído, picado, espremido ou assado para ser servido em forma de salada, creme, suco, bolo, molho, sopa, guarnição de carnes e aves ou o que mais sua imaginação culinária puder inventar.

A cenoura é rica em nutrientes. Possui elevada quantidade de vitaminas A, E e do complexo B. Possui também potássio, fósforo, magnésio, iodo e cálcio. Sem falar das fibras, que ajudam o sistema digestivo a trabalhar melhor.

A vitamina A, aliás, está presente na cenoura na forma de betacaroteno, um antioxidante que combate o envelhecimento combatendo os radicais livres. E, além de tudo, a cenoura ainda ajuda na produção de melanina, o pigmento da pele que deixa as pessoas bronzeadas.

Com isso, o consumo regular de cenouras ajuda o organismo a se proteger de vários tipos de câncer, diminui o risco de doenças do coração, faz bem ao cólon e aos pulmões e – claro – faz muito bem também para a visão, entre outros benefícios.

Para comprá-las, dê preferências ao legume fresco. Escolha as que estiverem firmes. As grandes são mais bonitas, mas as menores são mais saborosas. Sempre lave-as bem, cortando as partes impregnadas de terra. Para lavá-las use a parte abrasiva (o lado “verde”) de uma esponja de cozinha (neste caso, use uma esponja nova, reservada especialmente para este fim) ou raspe-a com uma faca de pouco corte.

E como servi-la? Entre as inúmeras possibilidades, dois destaques simples: o suco e o bolo.

O suco de cenoura com laranja já se tornou popular – e é muito gostoso. O suco da cenoura pode ser obtido em uma centrífuga, mas se fizer isso use a parte que foi moída para preparar outros pratos (jamais jogue fora). Ou faça o suco no liquidificador, o que evita desperdícios.

Para prepará-lo dessa forma basta fazer o suco de laranja, lavar (bem) a cenoura, picá-la e bater com o suco de laranja. Não coe: assim você aproveita ainda melhor os nutrientes e as fibras (e o suco também fica mais gostoso). Também pode ser feito com limão.

E, se quiser ousar uma receita um pouco mais calórica, que tal o tradicional bolo de cenoura, mas de um jeito fácil, rápido e simples. Segue a receita.

Receita fácil de bolo de cenoura

Ingredientes:

• 3 a 4 cenouras médias, bem lavadas e picadas;
• 1 xícara (de chá) de óleo vegetal (comum ou azeite*);
• 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
• 2 xícaras e meia (de chá) de açúcar;
• 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
• 3 ovos inteiros;
• Sal (basta uma pitada).

Para a cobertura:

• 5 colheres (de sopa) de chocolate em pó;
• 1 xícara (de chá) de leite;
• 2 colheres (de sopa) de manteiga.

Como fazer:

Bata no liquidificador as cenouras, o açúcar, os ovos, o fermento e o sal. Vá acrescentando a farinha e bata até formar bolhas. Unte uma assadeira e despeje a mistura. Leve ao forno pré-aquecido. O bolo estará assado quando, ao enfiar um palito na massa, ele sair limpo – o que indica que a massa está bem assada também por dentro.

Para fazer a cobertura, aqueça em fogo baixo o chocolate em pó, a manteiga, o açúcar e o leite. Quando estiver homogênea e com o aspecto de calda, retire a mistura e espalhe sobre o bolo. Dica: faça furos na massa, para que a cobertura penetre em alguns pontos no interior. Decore com raspas longas de cenoura e sirva com suco de laranja com cenoura ou um gostoso café.

*Se você trocar o óleo pelo azeite, a massa ficará com um leve sabor de azeitona. Experimente!

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.