São Paulo, 21 de Setembro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Livre-se da rinite

Escrita por: Renata Perre
09/02/2007 16:59

Saiba como se prevenir desta alergia

Voce sabia que a rinite atinge cerca de 30% da população? Causada por alergias ou por reações à fumaça, poeira, produtos químicos, cigarros e outros agentes ambientais, a rinite nada mais é do que uma inflamação das mucosas do nariz.

Problemas de sono e roncos, desalinhamento dos dentes, infecções de ouvidos e sinusites, são alguns sintomas sérios que podem ser causados pela alergia. Para que ela não chegue até você e não cause aquelas reações desagradáveis como nariz escorrendo, coceira nos olhos, no nariz, na boca e espirros, é necessário que você entre em ação.

Confira algumas medidas de higiene que podem te ajudar na diminuição da quantidade de ácaros e outros alérgenos causadores da doença:

- Evite permanecer por muito tempo em locais fechados ou com ar-condicionado. Evite também ficar perto de ambientes recém-pintados ou com mofo;

- Não fume. O cigarro, além de causar inúmeros problemas à saúde, é um grande vilão para quem sofre de reações alérgicas.

- Se estiver com reações alérgicas, faça um tratamento prescrito por um médico, e prefira não se auto-medicar com antialérgicos, descongestionantes, analgésicos ou anti-térmicos;

- Deixe a casa arejada para renovar o ar, limpe estrados de camas, e evite acúmulos de poeira. Se possível, remova os carpetes, cortinas, mantas, caixas de papelão e bichos de pelúcia, grandes fontes de ácaros.

- Cuidado com vassoura e espanador de pó que apenas espalham a poeira pelo ambiente. Os aspiradores são capazes de reter alguma sujeira, porém seu filtro não é desenvolvido para limpar o ar por completo. Prefira aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência. No caso de não existir carpete ou tapetes no chão, o uso de pano úmido na limpeza é uma forma bastante eficaz para remover a poeira.

- Animais de estimação devem ser mantidos fora da casa, principalmente do quarto. Quando for visitar uma casa que tenha animais, leve a medicação de alívio.

- Evite artigos domésticos que contenham penas, como travesseiros e alcochoados. Os colchões, estrados de molas e travesseiros devem ser recobertos com uma capa de material plástico, sendo mantidos bem fechados. Troque as roupas de cama semanalmente;

- No caso de indivíduos alérgicos a pólen, mantenha as janelas fechadas durante as estações com maior concentração e evite sair ao meio-dia e à tarde.

- Mudanças bruscas de temperatura também causam irritações alérgicas e procure não sair com os cabelos molhados;

Além destas medidas, é muito importante que as pessoas que sofrem de alergias fiquem afastadas de outras substâncias capazes de irritar o nariz. Cheiros de perfumes, produtos de limpeza e para deixar os ambientes com cheiro agradável, tintas, inseticidas e poluição, são alguns exemplos capazes de irritar o nariz e desencadear os sintomas.

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 16h.