São Paulo, 11 de Dezembro de 2018

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
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Correr ou pedalar ficou ainda mais divertido.

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
16/07/2012 14:50

Programas para celular ajudam a controlar atividades.

Cuidar da saúde é importante, todo mundo já sabe. Caminhar, correr e pedalar são exercícios simples que trazem diversos benefícios para a saúde – pois além de trabalhar o sistema cardiovascular, promovem a perda de peso e podem até melhorar a disposição, a autoestima e o convívio pessoal das pessoas.

Com este mundo repleto de novas tecnologias na área da comunicação, o celular pode se tornar um útil aliado nas atividades físicas e na manutenção da saúde. Isso porque quem tem um smartphone pode instalar em seu aparelho aplicativos que ajudam no controle de uma série de questões relacionadas à saúde e ao bem-estar, como peso e a realização de atividades físicas.

Há programas que calculam o IMC (Índice de Massa Corporal, uma relação entre a altura, o sexo e o peso da pessoa), outros que medem a evolução do peso (para quem precisa perder, ganhar ou manter o peso) e, um dos mais divertidos entre tantos outros, os que acompanham sua corrida, caminhada ou pedaladas, medindo o percurso, documentando o trajeto, etc.

Este último tipo funciona da seguinte maneira: após baixar e instalar o aplicativo em seu smartphone, levando-o à sua atividade física o celular se conecta com um sistema de geoposicionamento (GPS). Os dados são cruzados com um banco de dados que contém o mapa da região em que você está. O aplicativo traça então a rota que você percorreu e outras informações – dependendo do modelo de software instalado, ele pode medir a distância percorrida, a velocidade, as calorias gastas e vários outros detalhes. Alguns fornecem gráficos de rendimento, o que facilita a visualização da evolução do condicionamento físico.

Mas importante: além de um celular do tipo smartphone, é necessário que o aparelho tenha acesso à internet para baixar os programas e, no caso dos softwares que acompanham rotas de quem caminha, corre ou pedala, é necessário que o aparelho tenha um plano de dados de internet 3G para celular.

Outra dica é escolher o aplicativo certo. Escolha bem, porque alguns são pagos – mas há diversos que são gratuitos. Antes de instalá-lo, também é importante ficar atento às informações pessoais a que os aplicativos terão acesso.

Se desejar experimentar, algumas dicas de softwares gratuitos para smartphone para cuidar da saúde são o Libra (um gerenciador de peso, com resultados mostrados graficamente e cálculo de metas e IMC), o MapMyRide e o Endomondo Free (estes, para cálculo de rotas e calorias gastas em percursos). Lembre-se: essas são apenas três sugestões; há dezenas de softwares gratuitos que fazem este e outros tipos de serviço úteis à saúde.

Mas o mais importante não é o software que você tem em seu telefone: eles são apenas uma ajuda para controle das atividades. O importante mesmo é fazer a atividade física. Por isso, se você não tem ou não quer ter um sistema semelhante, uma planilha ou uma folha de papel podem ter a mesma utilidade. Fundamental é se mexer, e controlar os benefícios – que aparecem! Então, pratique! Vale a pena!

Publicado originalmente em 16/07/2012.

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