São Paulo, 25 de Janeiro de 2020

Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Feijoada / Confraternização de Doadores e Aniversário de 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom
Confraternização de Doadores e 9 Anos do Clube SangueBom

Lentilha: comece o ano com fibras!

Escrita por: Redação Fellows Mkt & Co.
03/01/2013 16:49

Se trazem riquezas não se sabe, mas elas têm fibras saudáveis.

Pular ondas, usar roupas íntimas de dada cor, comer romã, assar um porco... A virada do ano é cheia de superstições que afirmam trazer boa sorte ou muito dinheiro no ano que vai começar. Uma delas é, na hora da virada, comer lentilhas. Há quem afirme que a superstição é origem italiana, e teria vindo com os imigrantes da bela Itália. Agora, acreditar se a superstição funciona ou não... aí já é com cada um.

O fato é que a lentilha tem outras características que não dependem de acreditar ou não – até porque são bem conhecidas do ponto de vista nutricional. Uma delas é que a lentilha é rica em ferro, mineral extremamente útil ao organismo – em especial para pessoas que têm deficiência de ferro ou que o requerem em quantidades mais elevadas, como grávidas, crianças, adolescentes e lactantes, entre outras.

O ferro é importante para a composição do sangue, formando a hemoglobina, essencial ao sangue no transporte eficiente do oxigênio e dos nutrientes indispensáveis até as células. Além disso as lentilhas também nutritivas e muito ricas em fibras – importantes para o sistema digestivo. Possui inclusive fibras insolúveis, que ajudam a prevenir a obstipação e alguns problemas digestivos, como a síndrome do cólon irritável.

E, é claro, também são gostosas: bem preparadas, podem fazer parte de pratos saborosos e naturais, que podem ser consumidos em qualquer época do ano.

Qual escolher?

Há opções diferentes do produto nos mercados. As lentilhas podem ser encontradas tanto inteiras como partidas ao meio. Escolha a variedade pela cor: as de cor verde ou castanha mantêm melhor a forma quando cozidas, ficando mais inteiras e consistentes – ideais para saladas ou pratos frios, por exemplo. Já as amarelas, pretas e avermelhadas dão bons caldos e sopas, pois dissolvem-se com mais facilidade, ajudando a compor o caldo e ficando mais pastosas. O sabor varia um pouco conforme a variedade, mas não de maneira muito significativa.

Veja abaixo uma dica de salada de lentilha – que pode ser consumida o ano todo.

Ingredientes

• 1 xícara (chá) de lentilhas.
• 2 colheres de chá de sementes de linhaça.
• 2,5 xícaras (chá) de água.
• 1 tomate picado em cubos.
• 1 cebola pequena.
• 1 cebola roxa.
• 350g de repolho.
• ½ xícara (chá) de aipo picado.
• Suco de 1 limão.
• 2 dentes de alho.
• 1 colher de sopa de azeite extra-virgem.
• Cheiro-verde, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Deixe as lentilhas de molho previamente, em água fria, por cerca de 2 horas. Após esse período, escorra e coloque-as em uma panela grande. Pique a cebola pequena e um dos dentes de alho, macerando-o, e adicione à panela. Acrescente a água e ligue o fogo. Deixe ferver por 10 minutos em fogo alto. Em seguida, baixe o fogo, acrescente o outro dente de alho picado e macerado, tampe e deixe cozinhar por cerca de mais meia hora, até que as lentilhas fiquem macias – mas não a ponto de se desfazerem: elas devem ficar um pouco consistentes. Retire do fogo e, se houver excesso de água, escorra. Espere esfriar e despeje numa tigela. Adicione o tomate e o aipo picadinhos, além da cebola roxa e o repolho, fatiados bem fininhos. Regue com o azeite e o suco de limão. Coloque os demais temperos, mexendo bem. Leve à geladeira, para servir levemente gelada. Antes de servir, polvilhe as sementes de linhaça. Dicas: Se preferir, depois de cortadas deixe a cebola roxa de molho em separado para perder o sabor mais intenso. Se quiser, durante o cozimento acrescente também tomilho. E bom apetite!

Pompeia: Rua Tavares Bastos, 425 - (11) 3674-4444 - De 2ª a 6ª das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 16h.